A oportunidade de ter um apoio psicológico para te acompanhar em todo procedimento cirúrgico que esteja em planejamento é de extrema importância. Estar bem psicologicamente faz com que o paciente possa entender as motivações e até mesmo os bloqueios e traumas relacionados àquela primeira vontade de mudar algo na sua aparência, afinal, quais foram os gatilhos que transformaram o olhar para si mesmo em uma vontade de mudar? No caso da cirurgia funcional e, principalmente, estética, esse cuidado é muito indicado.
O que a OMS entende sobre bem-estar?
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o instrumento de avaliação da qualidade de vida mudou nos últimos anos. Agora, não são observados apenas os níveis de morbidade e mortalidade, e sim através de seis domínios: físico, religiosos, psicológico, nível de independência, relações sociais e meio ambiente. Ou seja, agora o bem-estar completo, também passa a ser aquele que interfere não só no físico, mas no mental e social, ampliando os conceitos da simples ausência de doenças.
Se você quer fazer uma rinoplastia, se atente a todas essas informações. Você se sente bem de um modo geral? Como é a sua relação com os seus traços? Busque cuidado pessoal de profissionais da psicologia antes de dar esse passo, assim você irá tomar sua decisão de forma mais consciente!