A cera é formada pelas glândulas sebáceas e tem como objetivo proteger o nosso ouvido das infecções causadas por microrganismos, poeira e bactérias. Além disso, ela é autolimpante. Por esse motivo, introduzir hastes flexíveis no canal auditivo não é recomendado.
O hábito de introduzir o cotonete no canal auditivo pode ocasionar infecções, traumas e, até mesmo, ruptura do tímpano e perda da audição. Por isso, opte por limpar o ouvido utilizando toalha ou lenço umedecido, até onde o dedo alcançar. E quando o excesso de cera no ouvido começa a incomodar, o que fazer?
Aquela dor chatinha ou a sensação de ouvido tampado, podem ser causadas por umidade, trauma ou presença de fungos ou vírus. Nesses casos é importante consultar um otorrino! Não tente solucionar o problema conduzindo objetos para a remoção do cerume, pois isso pode acabar obstruindo seu canal auditivo. A limpeza do ouvido deve ser feita apenas na região externa. Após o banho você pode utilizar o minguinho revestido com a toalha e limpar a orelha. Sem cutucar, viu?
Se esses incômodos persistirem, procure um médico especialista. Só ele poderá solucionar o problema corretamente!