Afinal, é responsabilidade do médico indicar uma rinoplastia para o paciente? Não! Eu acho curioso quando o paciente chega na consulta e pergunta se eu indicaria uma cirurgia estética. Na realidade, essa é uma questão totalmente individual. Nenhum médico pode, nem deve, chegar ao paciente e apontar defeitos estéticos em seu nariz e, assim, indicar uma cirurgia de reparação. Isso seria totalmente antiético.
Qual é o papel do médico diante dessa questão?
Esse primeiro incômodo com a aparência do nariz deve partir do próprio paciente. Não existe uma ditadura, um padrão imposto pelos profissionais de obrigatoriedade em cirurgias estéticas. A diferença é que algumas pessoas lidam melhor com incômodos, outras optam por aperfeiçoar seus traços.
O papel do médico entra nessa segunda parte. Vamos conversar sobre o que te incomoda e as possibilidades de mexer tecnicamente nisso através de cirurgia. É muito mais sobre uma conversa, com alinhamento de expectativa e resultado. Juntos, podemos definir todo trajeto e chegar ao mais próximo do que você espera com a rinoplastia estética!