Após definir com um médico especialista qual será o tipo de procedimento que atende o seu caso, inicia-se a fase do planejamento da rinoplastia. Na sequência, serão feitos os exames laboratoriais, para averiguar a saúde do paciente e se ele está apto a realizar o procedimento cirúrgico.
Os cuidados com o bem-estar também devem ser priorizados antes da cirurgia. Manter uma alimentação saudável pelo menos duas semanas antes, parar de fumar e consumir bebidas alcoólicas durante os 20 dias que antecedem o procedimento e não se automedicar são determinantes para que o grande dia seja tranquilo e o seu organismo responda positivamente à mudança que está por vir.
Alguns cuidados que dependem do paciente:
- Repouso absoluto nas primeiras 24 horas e nada de esforço físico nos primeiros 7 dias;
- Alimentação saudável e hidratação;
- Cuidados com a exposição solar, se puder evitar, melhor.
Seguindo essas 3 dicas, é possível que o resultado seja mais satisfatório e a cicatrização siga seu curso natural, não causando maiores reações ou incômodos. Além disso, o paciente precisa estar ciente do quanto a sua rotina irá mudar. Serão definidos horários para medicamentos do pós operatório, suas tarefas de trabalho ou domésticas precisarão ser terceirizadas e, caso você faça academia ou alguma outra atividade física em que a presença é obrigatória, é melhor trancar a matrícula ou avisar do afastamento temporário. Quanto menos preocupação após a cirurgia, melhor para sua recuperação.
Converse com seu médico, tire todas as dúvidas e não hesite em pedir ajuda!