Quando operar o desvio de septo?

Condição que atinge cerca de 25% da população mundial

Muitas pessoas podem ser diagnosticadas com desvio de septo, porém somente ¼ delas realmente precisam de uma cirurgia de reparação. Isso porque só existe a necessidade de fazê-la quando esse desvio compromete a função respiratória!

Talvez você esteja se perguntando: o que é o septo e o que pode causar esse desvio?

O septo é uma espécie de parede, formada por osso e cartilagem, localizada entre as duas narinas. Na imagem abaixo você pode observar a diferença de um septo reto e um que apresenta a curvatura do desvio:

As causas mais frequentes:

  • Quando a estrutura septal cresce mais do que o espaço disponível no nariz, o que acaba induzindo a um desvio para que o septo “caiba” dentro do órgão;
  • Traumas durante a infância;
  • Problemas durante o trabalho de parto;
  • Malformações durante o desenvolvimento intrauterino do feto.

Após descobrir as causas, fica claro que o desvio pode estar presente desde a infância ou, em alguns casos, se manifestar de forma mais acentuada durante a puberdade.

Agora, falando sobre os sintomas, a reclamação mais comum entre os pacientes é a dificuldade para respirar. Aquela sensação de nariz sempre entupido ou a obstrução de uma das narinas. Sinusite, dor de cabeça, apnéia do sono e ronco, também são sintomas de desvio do septo!

Com que idade posso fazer a cirurgia?

Como a estrutura septal se desenvolve até os 16 anos, o mais indicado é fazer após essa idade. Porém, existem casos especiais em que a cirurgia pode ser realizada mais cedo, como por exemplo em crianças que sofrem com dificuldade intensa para respirar, ou, até mesmo, quando ocorre um entortamento do nariz causado pelo desvio, o que pode acarretar em consequências futuras gravíssimas, como malformação do tórax e da face. Nesses casos, uma cirurgia tardia pode ser muito complexa, com pouquíssimas chances de reparação total, e por isso deve ser realizada mais cedo.

Se você ou seu filho sofrem com os sintomas citados: marque uma consulta com um médico otorrinolaringologista! Ele saberá orientar qual a idade mais adequada para a cirurgia conforme o seu caso.

Iryna

   Prist

Otorrinolaringologia
& Rinoplastia

Entre em Contato

Rua Cubatão, 86, cj 507, Vila Mariana, São Paulo / SP