A primavera chegou, o que significa que em algumas partes do país, principalmente no sul, as crises alérgicas podem aumentar significativamente em decorrência do pólen das flores. Sulistas, calma. Nada de correr para a farmácia atrás de neosoro e sorine. O restante dos rinitizeiros do país, calma lá também.
Hoje eu trouxe alguns fatos sobre o uso contínuo de descongestionantes que você provavelmente não sabia. Talvez até esteja se perguntando “Mas o que pode acontecer de ruim em usar algo para desentupir o nariz?” Bom, vamos lá.
O uso desses remédios pode parecer bastante inofensivo e milagroso, pois proporciona um alívio imediato e aquela sensação maravilhosa de poder respirar tranquilamente. O que muita gente não sabe, no entanto, é que embora eles sejam tarja vermelha e a sua compra seja fácil nas farmácias, o uso contínuo pode trazer algumas complicações, como: perda do olfato, mucosa arranhada, efeito rebote, dependência, perfuração de septo etc.
O que fazer então para ter qualidade de vida sendo uma pessoa com rinite alérgica, não dependendo de descongestionantes?
Lavagem nasal com soro fisiológico. Sim, um método caseiro, simples e que pode ser feito sem preocupações com efeitos colaterais. Na verdade, a única coisa que você precisa se preocupar é em aprender a posicionar sua cabeça da forma correta para que a lavagem funcione!
Benefícios:
- É o único tratamento que tem evidência científica com bons resultados para TODAS as patologias nasais;
- É barato;
- Não causa dependência;
- Não requer muita habilidade motora;
- Tem pouquíssimas contra indicações;
- Pode ser feito por pessoas de todas as idades.
A lavagem é a queridinha de 99% dos otorrinolaringologistas e eu a indico para todos os meus pacientes!
E, pessoal, cuidado com a automedicação, é muito importante que pessoas portadores de alergias respiratórias consultem um médico otorrino para saber exatamente como tratá-las! Para as mamães com bebês pequenos, uma dica: o aleitamento materno é um grande aliado da saúde, ele evita o desenvolvimento dessas alergias na vida adulta!