A simulação da rinoplastia, ou de outras cirurgias plásticas, é um dos assuntos mais pesquisados na internet. Mas como funciona essa ferramenta? Ela garante um resultado?
O paciente deve apresentar ao médico as queixas e o que espera alcançar com uma cirurgia estética. Isso é realizado no primeiro atendimento, onde o médico deve avaliar se os resultados esperados são possíveis de serem alcançados e se as queixas podem ser trabalhadas através da cirurgia.
Nesse momento, muitas coisas são levadas em consideração, como aspectos da pele, tamanho da cartilagem e a presença, ou não, de cirurgia nasal prévia. É importante que o paciente tenha em mente resultados reais, de acordo com suas características. Por isso, ao invés de utilizar fotos de famosos como referência, é mais indicado fazer uma simulação a partir de fotos do próprio paciente.
Eu costumo dizer que a simulação, na realidade, é muito mais para o cirurgião entender o que o paciente deseja. É a partir desse recurso que definimos qual caminho seguir na cirurgia, se a vontade é um nariz mais longo ou mais baixo, por exemplo. Não é uma garantia de resultado, mas é o que nos dá a certeza de que chegaremos o mais próximo possível.